É muito importante entender que o processo de aprimoramento do aluno é gradativo. A evolução é perceptível desde a primeira aula, mas é feito passo-a-passo. Para isso ocorrer, o professor Fabio Blanco conduz o aluno, por meio de exercícios, através de 8 fases de desenvolvimento:
1 – CONTROLE
A primeira dificuldade que muitos alunos apresentam é a de ter controle do próprio corpo. Por isso, é preciso aprender a dominá-lo. Com exercícios de repetição, então, o aluno passa a desenvolver uma memória muscular e articular que lhe permite usar as mãos de forma correta, movimentar as pernas adequadamente, andar enquanto fala, olhar para o público e ter uma postura corporal firme e segura.
2 – ESTRUTURAÇÃO
Obtido o domínio sobre o próprio corpo, é preciso, agora, começar a usá-lo de maneira intencional. Mas isso é muito difícil quando os próprios pensamentos não fluem adequadamente. Por isso, nesta fase, o aluno aprende a dar ordem às suas ideias e a pensá-las de uma forma estruturada.
3 – DESTRAVAMENTO
Com a mente clara, o aluno já pode começar a se preocupar em expressar-se de forma mais intencional. Nesta fase, então, o aluno aprende a interagir com o público e a interpretar a mensagem que está transmitindo.
4 – POTENCIALIZAÇÃO
Nesta fase, identificadas as características do aluno, são propostos exercícios que lhe permitem explorá-las, desenvolvendo-as. Aqui, começa a surgir a verdadeira persona do orador e quando se inicia sua verdadeira identidade como comunicador.
5 – LAPIDAÇÃO
Mesmo os comunicadores mais avançados precisam que alguém identifique algumas de suas características que precisam sofrer ajustes mais sutis. Esta é a fase da lapidação, onde o professor começa a explorar detalhes na forma do aluno se expressar, buscando sua evolução.
6 – DESCOBRIMENTO
Geralmente, após de ser lapidado, o aluno descobre, em suas próprias maneiras de se expressar, características que ele não tinha consciência que as possuía. Nesta fase, portanto, isso começa a ser trabalhado, levando o aluno a experimentar novas maneiras de falar, de usar o corpo e de interpretar os seus conteúdos.
7 – SUPERAÇÃO
Sendo conduzido a um nível mais avançado em comunicação, é normal que o aluno encontre resistências, em si, para avançar. Esta é a fase, portanto, que são trabalhados os maiores medos, as maiores dificuldades e os maiores desafios que o aluno demonstrou durante todo o processo.
8 – PROFISSIONALIZAÇÃO
Superadas as fases anteriores, resta, agora, o aluno ser colocado à prova em situações que simulem à realidade. Por isso, nesta fase, ele vai expor suas próprias ideias, em roteiros montados por ele mesmo, como se estivesse em uma palestra, uma reunião ou uma situação real qualquer.
Quanto tempo dura cada fase?
Isso depende de cada aluno e do nível que ele chega no curso. Há alunos que, em cada aula, supera uma fase, outros exigem um pouco mais de tempo. O mais importante, porém, é saber que o processo e gradativo e a evolução acontece, sempre.